07 abril, 2009

-) Artigos

Olá pessoal,

seguem os links de três artigos relacionados à disciplina, que pesquisei na Revista Famecos.

Artigo 1: "Ciberespaço: conceito à procura de um nome"

Autor: Lucrécia D´Alessio Ferrara

Resumo:
Este ensaio estuda as características teóricas, pragmáticas e cognitivas do ciberespaço, relacionando-as com aquelas que constituem os paradigmas de análise e interpretação empregados no território científico da comunicação. Essas questões são recursivas em textos de vários autores que se ocupam do ciberespaço, mas em todos, observa-se que aquelas definições surgem como obstáculos que se manifestam nos eufemismos dos nomes atribuídos ao ciberespaço. Entende-se, por hipótese, que a utilização daquele recurso está diretamente relacionada à necessidade de produzir/descobrir novos paradigmas para nomear e definir as características cognitivas produzidas e/ou estimuladas pelo cotidiano presidido por um ciberespaço.
Artigo 2: "Tecnologias de comunicação, entretenimento e competências cognitivas na cibercultura"
Autor: Fátima Régis
Resumo:
As mídias digitais têm revolucionado a indústria de entretenimento. O interesse nessas mudanças advém do fato de que os produtos de divertimento contemporâneos parecem demandar não apenas atividades mentais, mas a ação do corpo e das formas cognitivas que não podem ser reduzidas às habilidades conteudísticas pelas quais julgamos a cultura de massa tradicional. Por se tratar de habilidades que requerem capacitação em diversas áreas, decidimos denominá-las competências cognitivas.
O objetivo do presente texto é investigar quais competências cognitivas estariam sendo requeridas e estimuladas nas práticas comunicativas do usuário dos produtos modernos de entretenimento. Uma investigação preliminar nos encoraja a encaminhar a hipótese de que tais competências seriam sensoriais, lógicas, criativas, sociais e cibertextuais.
Artigo 3: "Subculturas e cibercultura(s): para uma genealogia das identidades de um campo"
Autor: Adriana Amaral
Resumo:
O presente trabalho propõe uma genealogia dos conceitos de subcultura enquanto um dos elementos e mitos fundadores da cibercultura. Nosso objetivo é mapear as relações quase indistintas entre os processos de comunicação e sociabilidade de ordem subcultural, que já estavam presentes na constituição da cibercultura, a partir das diferentes contraculturas que a formataram (como os hackers, os cientistas, os ativistas, entre outros); e em suas atualizações e reconfigurações até sua disseminação a partir da potencialização das tecnologias de comunicação, especialmente na fragmentação dos inúmeros nichos e práticas sociais na Web.

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