21 abril, 2008

Entre vista - Uma pausa para palavras de um artisternauta

1. Qual seu nome completo?
1- Francis Carnaúba.
2. Qual sua profissão?
2- Estudante universitário - Estudos de Mídia (UFF).
3. Você acha que o espaço que a internet oferece para a publicação grátis de fotos e desenhos (em fotoblogs, flickr, etc) estimula ou não nas pessoas um interesse pela arte e pelo trabalho artístico profissional? A liberdade de publicação incentiva à produção artística ou a banalização dela? Por quê?
3- Eu acredito que as publicações estimulam a prática e o exercício da criatividade, principalmente por que para ocorrer a publicação, a iniciativa e a produção independem dos críticos (exceto no que se refere ao conteúdo que vá contra algumas regras desses meios) logo esse produtor "independente" se sente mais confortável para desenvolver suas idéias. Não acho que ocorra banalização do conteúdo, acho que existe um ritmo de superação do mesmo, do repetitivo, acho que todos estão tentando fazer algo novo.
4. Você acha que publicar trabalhos (desenhos, fotos, etc) na internet é um exercício válido, um treino para quem pretende ser um profissional? (seja na fotografia, no design, no desenho, etc) 4- Talvez esse ritmo constante de criações possa reformular nossos conceitos sobre arte, e eventualmente possa acarretar na diminuição de personalidades icônicas, o desaparecimento do grande artista, o destaque. Os espaços virtuais dedicados a esse fim expositivo, tem tanto potencial quanto espaços reais. Vemos trabalhos de grande qualidade feitos por muitas pessoas, que provavelmente estavam necessitando de um espaço ou de estímulo.
5. O que você considera como limite em publicações em fotoblogs? já soube de trabalhos em que os direitos autorais foram roubados?
5- Felizmente ou infelizmente, não soube de casos de roubo de direitos autorais, mas suponho que quem publica seus trabalhos na internet, por meio de fotoblogs ou o flickr, tenha em perspectiva a possibilidade de ter suas obras "copiadas" ou reformuladas. Como se vê acontecer muito em meios como o youtube onde o usuário pode fazer novas edições de obras pré-existentes, como filmes ou seriados. Já existem mecanismos para proteção dos mesmos, mas acho que não é possível haver grande controle, o que pode ditar novas mudanças na forma de se ver arte ou fazer arte. O que pode gerar desapego dos artistas a suas obras, como ocorre com os grafiteiros, por exemplo, que se preocupam simplesmente com a produção e a prática, após o termino do trabalho eles se separam da obra. Muito desses artistas consideram que após a assinatura, aquele grafite já não é mais deles.
6. Você é o moderador do fotolog DRAW? Se sim, qualquer desenho pode ser postado lá, ou há regras?
6- Sim, sou o moderador, essa função me foi passada pelo antigo moderador, http://www.flickr.com/photos/arieviln/, com quem eu desenvolvi grande amizade através do fotolog, por conta desse interesse em comum pelo desenho e a arte. Existem regras para as publicações dos desenhos, regras que se mantém desde o início do /draw, que pedem a consideração do usuário, como por exemplo, que não publiquem o mesmo desenho mais de uma vez por dia para que outros também tenham chances de publicar seus desenhos (permitindo a variedade de desenhos, que torna o /draw muito mais interessante). Também pedimos que não publiquem obras de outros desenhistas, o que dá ao /draw essa cara de veículo para trabalhos feitos pelos floggers para que não se torne uma espécie de fórum ou bate papo sobre arte ou desenhistas consagrados, além de evitar confusões com direitos autorais. Qualquer desenho pode ser postado no /draw, contanto que não agrida a censura do fotolog.com no que se refere a conteúdo ofensivo ou pornográfico, já recebi algumas reclamações do "Big Brother" do fotolog e precisei deletar alguns desenhos por conta disso. Tentamos manter uma filosofia que abrange todo tipo de contribuidor independente de sua técnica, estilo, habilidade ou experiência. Acho que é um espaço convidativo ao desenhista iniciante, não há competições por maestria, além de ser um belo espaço de divulgação que já se tornou bem popular, pela américa latina principalmente. Só mantemos uma restrição quanto a publicação de desenhos vetorizados, para manter um pouco da aura que envolve o desenho feito à mão.

Entrevista por: Luciana Teixeira - Faculdade UNIARA
Foto: vec-old-tony(2008)

Nenhum comentário: