26 maio, 2009

-) Livro

Sugestão enviada para lista de Mídia e registrada aqui. Atenção ao link do Blog da autora, no fim do texto, lá têm algumas postagens e artigos legais para o grupo de seminário com tema - Redes Sociais:


Título do Livro: "Redes Sociais - na Internet"

Autora: Raquel Recuero

Release sobre o livro:

A Editora Sulina - Apresenta: REDES SOCIASNAINTERNET

Raquel Recuero (Coleção Cibercultura)

O livro de Raquel Recuero trata de um fenômeno que toca milhares de usuários ao redor do mundo, as redes sociais na Internet. Se você tem um perfil no Orkut ou no Facebook, se lê ou produz um blog, se coloca pílulas de seu quotidiano no Twitter, se lança fotos no Flickr ou em Fotologs ou vídeos no YouTube, se acessa redes profissionais no LinkedIn ou participa de fóruns ou grupos de discussão, a leitura deste livro é imprescindível.
Aqui você vai aprender como os atores sociais criam conexões e aumentam o seu capital social, como as redes servem de metáfora para novos agrupamentos sociais, como as dinâmicas temporais das conexões na Internet evoluem em processos de cooperação, competição e conflito.
Toda uma cultura da sociabilidade mediada por computadores, as redes sociais, se auto-organiza apresentando comportamentos emergentes em todos os países do mundo. Aqui você vai entender também o que é popularidade, autoridade e reputação, como flui a informação nessas redes e como, no fundo, elas se diferenciam dos tradicionais meios de comunicação de massa.
O livro de Recuero nos ajuda a ver como as redes sociais na Internet são instrumentos de colaboração e de produção de conhecimento, e como devemos aprender a usá-los para ampliarmos a nossa ação sobre o mundo.
Raquel Recuero é jornalista, doutora em Comunicação e Informação (UFRGS) e professora do Programa de Pós-Graduação em Letras e da faculdade de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas. É também pesquisadora vinculada ao CNPq, trabalhando com redes sociais na Internet desde 2002. Matem o blog “Social Media”, http://www.raquelrecuero.com.

Nenhum comentário: