11 outubro, 2009

Rádio, A Oralidade Coletiva

Para Walter Benjamin, a "era da eletrecidade" proporcionou que as obras de arte fossem reproduzidas pela primeira vez em larga escala. Porém, ele afirma que, com o avanço desta reprodutibilidade técnica, houve uma perda da "aura", isto é, a originalidade e autenticidade da obra de arte. Benjamin também destaca que nossa percepção visual foi alterada em virtude da perda desta aura das obras de arte. Segundo ele, a cultura de massa faz com que nos afastemos do caráter único das coisas.

A partir da década de 20, inúmeras pesquisas foram realizadas com o intuito de perceber a capacidade de influência dos regimes totalitários. Governos como o de Adolf Hitler utilizaram-se dos meios de comunicação, especialmente o rádio, para fazer uma divulgação em massa dos seus ideais. O rádio, então, passou a ser encarado por muitos estudiosos como uma ferramenta de ameaça ou imposição por parte dos governos para com a população.

Mc Luhan compara o efeito do rádio com os antigos tambores tribais no sentido de que há um intuito de homogeneizar o pensamento da sociedade. Para Mc Luhan, o rádio propiciou à civilização ocidental letrada a primeira experiência em massa da implosão eletrônica. E, além disso, o rádio proporcionou que esta cultura do letramento, na qual estávamos submersos, reviver a oralidade através desta nova tecnologia, o rádio.

Aluno: Jurdiney Junior

Nenhum comentário: