25 setembro, 2009

A Escrita



A escrita se desenvolveu de formas diferentes de acordo com tempo e espaço. Com o passar do tempo a impressão trouxe um novo horizonte para a escrita e junto a quebra de tradições.
A ideia de organização foi modificada com as tabelas, os índices e até mesmo o aparecimento da padronização. A possibilidade de desenvolver textos mais extensos e difundi-lo em larga escala, trouxe a ciência para o campo "palpável", no sentido de condessar as informaçôes e observações científicas, gerando uma nova janela para o universo, sendo também uma maneira de estender a memória. A partir da dissiminação da escrita, o senso crítico dos indivíduos passa a ser respaldado por mecanismos como traduções e dicionários, permitindo que as pessoas compreendessem e discutissem sobre textos, que antes era apenas, de domínios de alguns.
A nova situação comunicativa é dada pela separação da mensagem e o autor, que antes era transmitida oralmente (entre narrador e ouvinte) com o uso da escrita essa mensagem se torna um registro, com a informação disposta de modo permanente ela carrega em si, as marcas do contexto em que foi produzida. O autor não precisará ter contato direto com o leitor, a obra se torna fixa, mas acaba dando chances de novas interpretações.
De acordo com Goody, Havelock e Svendro o pensamento racional ou crítico só pode ser desenvolvido através da escrita, pois é através dela que podemos realizar registros, cálculos, comparações mais precisas e experiências complexas. Relacionando a escrita com a racionalidade, pode-se concluir que as pessoas que possuem o hábito da escrita possuem o costume de pensar por categorias, diferente das pessoas que têm hábitos e culturas orais que pensam através da situação. O que não quer dizer que o primeiro seja melhor ou pior que o segundo.
A história da humanidade recebeu um grande progresso com o surgimento da escrita, porque a partir daí surgem as fontes históricas (documentos,registros, arquivos) que auxiliam na comprovação e pesquisas de fatos ocorridos há séculos.


Grupo: Ana Carolina, Carlos Roberto, Jander Brunn e Luana Furtado









Nenhum comentário: