13 outubro, 2009

Segundo Benjamin "... juntamente com o modo de existência das comunidades humanas, modifica-se também seu modo de sentir e perceber.". Para ele, os valores que pautavam uma obra de Arte perderiam o sentido com a Reprodutibilidade Técnica. Ele diz: "Encontramos hoje, nas massas, duas tendências de igual força: Elas exigem, por um lado, que as coisas se lhes tornem, espacial e humanamente "mais próximas", e tendem, por outro, a acolher as reproduções, a depreciar o caráter daquilo que só é dado uma vez".

            Mcluhan defende a idéia de que as sociedades altamente letradas, "... absorvem e neutralizam a implosão do rádio sem revolução". "Mas o mesmo não acontece com as comunidades que ainda não possuem senão uma breve e superficial experiência de cultura letrada. Para estes, o rádio é absolutamente explosivo."

            Um argumento de Mcluhan que explicaria, de certa forma, como se dá essas mudanças, seria o parágrafo que segue este anteriormente citado: "Para entender esses efeitos, é necessário ver a alfabetização como tecnologia tipográfica, aplicando não só a racionalização dos processos de produção e de exploração do mercado, como também às leis, à educação e ao urbanismo. Na Inglaterra e na América, os princípios da uniformidade, continuidade e repetitibilidade derivados da tecnologia da impressão tipográfica há muito já penetraram em todas as camadas da vida comunal." "... A ênfase na Cultura letrada é um traço distintivo das áreas que lutam por iniciar-se no processo de padronização que conduz à organização do trabalho e do espaço. Sem a transformação psíquica da vida interior em termos visuais segmentados pela cultura letrada, não pode haver o deslanche (take-off) econômico que assegura o movimento contínuo da constante aceleração.

            De certa forma, podemos ver que ambos apontam para as mudanças de percepção da realidade que os meios técnicos imprimem, mostrando que avanços tecnológicos trazem também mudanças no campo das mentalidades.

 

 

Grupo: Julia Camara, Júlia Pacheco, Lonya Mana e Thiago Santos.

 



Você sabia que pode utilizar o Messenger de qualquer tipo de celular? Saiba mais.

Nenhum comentário: